Não sabe como ganhar dinheiro na faculdade? Veja 9 ideias

A teenage girl with long curly hair is indoors. She is smiling at the camera while holding a piggy bank. She is saving money for a big purchase.

Não sabe como ganhar dinheiro na faculdade? Veja 9 ideias

Sabemos que a graduação é uma época em que ficamos apertados em todos os sentidos, seja em tempo, seja em grana. Afinal, são tantos os custos e as despesas, que a gente tem que se virar para arcar com tudo. Pensando nisso, você sabe como ganhar dinheiro na faculdade?

“Se a vida te der limões, faça uma limonada”. Esse ditado popular quer dizer para pegarmos as nossas dificuldades e transformá-las em oportunidades. Sendo assim, que tal encontrar alguma maneira de fazer uma renda extra durante o curso? Ótima ideia, né?

A seguir, a gente separou algumas dicas de como você pode ganhar um dinheiro extra para ajudar nos gastos da universidade. Continue a leitura e confira!

via GIPHY

1. Aula particular

Tem alguma matéria específica em que você é craque? Aquela em que só tira notão? Então, essa sua aptidão pode ajudá-lo (e muito) a conseguir aquele dinheiro a mais no final do mês. Já pensou em dar aulas particulares? É uma opção bem rentável, sabia?

Existem várias possibilidades, como dar aulas de reforço para crianças, para universitários de períodos abaixo do seu ou, até mesmo, para os colegas de classe. Você pode formar grupos de estudos ou ir até a casa do aluno. Se gostou da ideia, pesquise o valor que o pessoal cobra por aí.

2. Freelancer

A vida de freelancer é totalmente compatível com a de universitário. Isso porque você pega os trabalhos conforme a sua disponibilidade de horário. Leva jeito para escrever conteúdos para blogs? E para diagramação? É ótimo em português e sabe como fazer uma bela revisão?

Faça um portfólio e procure por empresas que invistam em marketing de conteúdo. Além disso, você pode contar com plataformas que ligam os freelancers dessas áreas aos clientes, como a Rock Content. Que tal?

3. Bolsas de iniciação científica

Você curte a área de pesquisa? Pois saiba que as universidades remuneram os participantes com bolsas para iniciação científica. Mas o que é isso? Bom, ela é uma modalidade de pesquisa acadêmica nas faculdades brasileiras, em que alunos e professores desenvolvem estudos. É de lá que saem grandes descobertas em diversas áreas.

Nunca participou de nada relacionado? Não tem problema. Esse tipo de bolsa é justamente para quem tem pouca ou nenhuma experiência em atividades de pesquisa científica. Se você acha que pode ser uma boa, vale a pena entrar em contato com o setor responsável na instituição de ensino em que estuda para saber mais detalhes.

4. Monitoria

A monitoria acadêmica é uma atividade bem comum nas universidades. Além de ser uma boa forma de ganhar dinheiro, já que as instituições pagam os monitores, é uma excelente oportunidade de aprendizado. Isso porque as tarefas realizadas são ligadas aos estudos. Olha só algumas delas:

  • dar apoio aos demais alunos;
  • fazer plantão na faculdade;
  • ajudar professores a corrigirem provas e trabalhos e a elaborarem materiais de aula;
  • ajudar os demais estudantes na compreensão dos materiais;
  • auxiliar em laboratórios e bibliotecas.

via GIPHY

5. Estágio

Já pensou em conseguir um estágio remunerado? Isso sim é juntar a fome à vontade de comer! Nessa atividade, você aprende mais sobre a futura profissão, colocando em prática os seus conhecimentos de sala de aula e ainda ganha um dinheiro para ajudar a custear as despesas.

Para isso, procure a coordenação do seu curso para ficar por dentro das regras de estágio por aí. O CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) é um órgão superimportante e que oferece suporte para essa questão.

6. Eventos

As festas e eventos sempre precisam de trabalhadores temporários, seja para monitoria infantil, seja para a recepção, seja para qualquer outro tipo de função. Como as ocasiões costumam acontecer nos finais de semana, não entram em conflito com os horários das aulas.

Para conseguir um freela desse tipo, entre em contato com organizadores de festas e promoters. Vale lembrar que, para lidar com o público, é necessário ter boa desenvoltura e simpatia, ok?

7. Revenda

Você é do tipo de pessoa que consegue vender areia no deserto? Então, a sua praia pode ser a revenda de produtos. Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais ocupadas e não têm tempo para sair às compras.

Aproveite e faça suas vendas de porta em porta ou, até mesmo, na faculdade, se a instituição permitir. Roupas, calçados, acessórios, maquiagens, suplementos e diversos outros produtos podem ser revendidos. As vendas por catálogo também são ótimas oportunidades.

8. Gastronomia

Você sabe fazer um brigadeiro que é o maior sucesso nas suas festinhas ou aquele bolo que seus amigos elogiam? Então, está na hora de usar esse dom magnífico da cozinha para ganhar dinheiro. Não é de hoje que vários estudantes conseguem uma grana extra vendendo doces e salgados na faculdade.

Antes de qualquer coisa, porém, é preciso saber quais são as regras quanto à venda dentro da instituição. Se não houver problemas, basta colocar a mão na massa e fazer gostosuras irresistíveis para os colegas. Veja as sugestões:

  • pão de queijo;
  • enrolado de presunto e queijo;
  • sanduíche natural de frango, atum ou ricota;
  • trufas de vários sabores;
  • palha italiana;
  • bolo de pote;
  • docinhos, como brigadeiro, beijinho e bicho de pé.

9. Formatação de trabalho

Muita gente acha bem chato formatar um trabalho, como o TCC. Afinal, são muitas regras que nos confundem, tornando a tarefa dispendiosa. No entanto, existem pessoas que têm facilidade nessa atividade e acham bem tranquilo.

Se você é desse último grupo, que tal aproveitar essa sua capacidade para fazer dinheiro? Ofereça, para seus colegas e os alunos da instituição, a formatação dos trabalhos. Geralmente, cobra-se por página. Converse com alguém que já tenha esse tipo de ocupação para ficar por dentro dos valores.

Viu como ganhar dinheiro na faculdade não é impossível? Existem diversas possibilidades de fazer aquela graninha extra para pagar todos os gastos que o curso gera. Escolha a opção que melhor o atenda. Assim, fica mais fácil passar pela vida de universitário sem todo aquele aperto financeiro.

E aí, quer complementar seus estudos com cursos superinteressantes e on-line? Aproveite que está por aqui e confira o nosso post com 8 dicas de plataformas para estudar!

via GIPHY

Comments

comments

No Comments

Post A Comment