Não sabe como arrecadar dinheiro para formatura? Aprenda aqui!

como arrecadar dinheiro para formatura

Não sabe como arrecadar dinheiro para formatura? Aprenda aqui!

Durante os anos de graduação, uma das maiores expectativas dos alunos é finalizar mais um ciclo de vida e, finalmente, receber o tão sonhado diploma. No entanto, outra questão não sai da cabeça deles e, muito antes de chegarem ao final do curso, a formatura já ocupa o pensamento dos formandos que desejam nada menos que uma festa de arrasar.

Como os custos costumam ser bastante elevados, é preciso ter organização e muita criatividade para bancar uma festa à altura da ocasião. Porém, como arrecadar dinheiro para formatura? Basta unir a turma e seguir as dicas que vamos apresentar neste post. Confira!

via GIPHY

A importância da formatura e por que organizá-la com antecedência

Depois da sensação de dever cumprido, de ter passado por provas e muitas horas de estudo e preocupação com as notas, a formatura é uma recompensa mais que merecida. Quando, finalmente, chega-se ao final da graduação, o que a turma mais deseja é comemorar essa etapa que foi vencida com muito esforço.

Apesar de ser uma comemoração e tanto, a formatura é mais que isso: é um rito de passagem. O simbolismo dessa ocasião marca uma transição na vida do indivíduo e, por isso, é tão importante passar por ela. O mais interessante é que ela é especial e significativa não só para o formando, mas também para seus familiares e amigos.

Desse modo, vale a pena cada centavo e tempo investidos na organização da festa e de todos os eventos que fazem com que a formatura se torne realidade. No entanto, é preciso começar a organizar e a arrecadar fundos o mais cedo possível.

De preferência, os preparativos devem ser iniciados logo ao começar o curso. Assim, a turma tem tempo de sobra para criar um bom planejamento e colocar as estratégias em ação, principalmente no que se refere à arrecadação financeira.

As melhores dicas de como arrecadar dinheiro para formatura

Para que a formatura seja um sucesso, é necessário ter engajamento de toda a turma e, claro, seguir algumas dicas de arrecadação de fundos para cobrir os altos custos dos preparativos.

A seguir, confira nossas orientações para não passar aperto na hora de fazer as contas.

via GIPHY

Nomeie uma comissão de formatura

Dentre as diversas atribuições da comissão de formatura, administrar a verba arrecadada é uma das mais importantes. Por isso, antes de pensar em ações e estratégias para juntar dinheiro, é preciso nomear uma comissão confiável para fazer a administração da verba.

Apesar da comissão não ser uma ação direta de arrecadação, com ela a turma evita calotes, movimentações desnecessárias e a perda de dinheiro ocasionada pela falta de planejamento e organização.

Realize festas e eventos

Uma dica muito boa também são as festas e os eventos com a finalidade de conseguir verba para a formatura. Geralmente, eles são temáticos e bastante atraentes, afinal, é preciso chamar a atenção da galera para que haja uma grande adesão. Bons exemplos são: churrascos, baladas, pequenos festivais, dentre outros.

Porém, lembre-se de que é preciso que o valor do ingresso seja suficiente para cobrir as despesas e ainda trazer lucro para o cofre da formatura. Uma boa ideia para que os eventos pré-formatura sejam realmente lucrativos é fechar boas parcerias. Desse jeito, além de garantir os lucros, você ainda oferece uma festa top!

Invista o dinheiro arrecadado

Organizar eventos e vender produtos são estratégias bastante comuns na organização de formaturas. No entanto, uma excelente forma de potencializar os lucros — e que poucas comissões de formatura utilizam — é o investimento do dinheiro arrecadado.

Existem investimentos de baixo risco que são mais lucrativos que as poupanças, como o Tesouro Direto. Outra vantagem é que ele oferece liquidez diária, ou seja, dá para resgatar a grana no mesmo dia.

Crie produtos personalizados

Os produtos personalizados são bastante conhecidos nas faculdades, já que representam uma boa maneira de arrecadar dinheiro. Utilizando a logo do curso ou investindo em criações artísticas criativas, a turma pode comercializar produtos, como canecas, adesivos, camisetas, bonés, moletons, chaveiros etc.

O público-alvo desses produtos é composto pelos próprios colegas da turma e demais estudantes da faculdade, além de amigos e familiares que não vão perder a oportunidade de guardar uma recordação dessa etapa tão especial.

Faça rifas

Pode parecer que as rifas estão ultrapassadas, mas isso não é verdade. Elas ainda funcionam e podem trazer um bom complemento para o caixa da formatura. Desde que a turma esteja bem engajada, é possível rifar várias coisas, que vão desde cestas de café da manhã a televisores e aparelhos eletrônicos.

A quantidade de bilhetes deve ser definida pela comissão de formatura, assim como o prêmio e a data da rifa. Ao formando, cabe a venda delas. O ideal é distribuir a mesma quantidade para cada um, que tem o comprometimento de vendê-las.

Para que as rifas sejam ainda mais lucrativas, conte com o apoio de patrocinadores e parceiros. Assim, você consegue os itens que serão rifados de graça e o lucro é revertido todo para a formatura.

Consiga patrocinadores

Sabia que é possível conseguir patrocinadores para ajudar a abater o custo da formatura? Eles também são chamados de padrinhos da turma e podem colaborar bastante na arrecadação de fundos. Mas não saia por aí pedindo patrocínio a qualquer empresa ou sem ter uma proposta ou mídia kit.

Para aumentar as chances de conseguir apoio, faça uma lista com os contatos das empresas — e também pessoas — que costumam patrocinar formaturas e eventos semelhantes. Foque nos patrocinadores em potencial como as cervejarias, que podem contribuir se a turma garantir a exclusividade da marca na festa.

Como você pôde notar, não faltam ideias legais para juntar a grana necessária para a formatura. Como foi dito, basta começar os preparativos com antecedência e colocar as dicas que mostramos em prática. Com tempo e ação, você vai conseguir atingir a meta e garantir uma formatura inesquecível.

Vale a pena lembrar que todas essas ações podem até ser feitas individualmente, mas não vão gerar os mesmos resultados. Bom mesmo é engajar toda a turma e trabalhar em equipe ou nomear uma comissão responsável pelo planejamento das atividades.

Agora que você já sabe como arrecadar dinheiro para formatura, veja como atrair associados para participação no fundo de formatura e aumente ainda mais os ganhos!

via GIPHY

Comments

comments

No Comments

Post A Comment