Fotos do convite de formatura: veja (X) dicas imperdíveis

phocus4_phocus4_image_233

Fotos do convite de formatura: veja (X) dicas imperdíveis

Você provavelmente já viu e curtiu muitas fotos do convite de formatura de amigos e parentes, mas em outras, se perguntou onde aquela turma estava com a cabeça, não é mesmo?

Diferentemente das redes sociais e fotos de smartphone, aquelas eternizadas nos álbuns de formatura não podem ser deletadas ou substituídas. Ou seja, é preciso ter muito cuidado e capricho na hora de escolher como elas serão feitas.

Essas fotos podem ser atemporais, não serem motivos de piada dos seus futuros filhos, transmitirem a felicidade do momento sem atrapalhar a formalidade que algumas cerimônias pedem. Então, como garantir que cada detalhe torne o convite da sua turma inesquecível? Listamos neste post 7 dicas imperdíveis para vocês. Confira.

via GIPHY

1. Escolha o modelo de convite de formatura certo para sua turma e curso

Quando se trata de um convite de formatura de toda turma de formandos, é preciso considerar os desejos e opiniões de todos, certo? Além disso, algumas áreas de formação pedem um pouco de sobriedade nos materiais e formatos.

Assim, levando tudo isso em consideração, busque alternativas e opções de convites para que todos interessados opinem. Escolher elementos, e não somente símbolos, que remetam ao curso pode dar um toque diferenciado.

Cursos relacionados à gestão econômica do meio ambiente serão muito bem representados por convites feitos com materiais sustentáveis, por exemplo.

2. Saiba quais informações são indispensáveis

O convite também precisa cumprir com seu objetivo, ou seja, trazer informações sobre os eventos e celebrações da formatura. Datas, horários e locais das cerimônias são indispensáveis. Se for necessário, é possível indicar também os estilos dos trajes de cada ocasião.

Também fazem parte dos convites, tradicionalmente:

  • nome do curso, universidade, reitor, paraninfo, juramentista, oradores, mestres homenageados etc.;
  • agradecimentos especiais, como aos mestres, pais ausentes, funcionários da universidade etc.;
  • lista e fotografia dos formandos em grupos com o nome dos seus respectivos pais;
  • agradecimentos individuais de cada formando com fotografias individuais;
  • fotografias, formal e nem tanto, da turma trajada com a beca;
  • lista de membros da comissão de formatura.

3. Defina o traje certo para cada evento

Quando o papo é sobre os trajes da formatura, a beca, capelo — tradicional chapéu que acompanha a vestimenta tradicional, vestidos e ternos para o baile são os primeiros que vêm à mente, nós entendemos perfeitamente.

Mas, outros eventos, como celebrações religiosas também podem ter um protocolo de vestimentas para os formandos e convidados. O efeito visual é maravilhoso, nas fotos, a combinação fica ótima. Mas, sempre usando o bom senso, deixando todos confortáveis para viver um dos momentos mais importantes de suas vidas.

Outra dica interessante é sobre as roupas de eventos que antecedem a formatura e que acontecem durante toda a graduação.

Sabemos que é difícil pensar nas fotos do convite de formatura assim que se entra na faculdade, mas, se a turma for unida e animada para fazer abadás no carnaval, festas à fantasia ou bonés para campeonatos universitários, os registros dessa jornada ficarão ainda mais especiais.

4. Compartilhe dicas especiais para as mulheres

Algumas dicas valem para as mulheres, já que algumas delas têm cabelos grandes, gostam de acessórios grandes, maquiagens exuberantes e calçados com salto alto.

Na formatura, especialmente no dia da colação de grau, o uso do capelo é obrigatório. Por isso, o ideal é usar o cabelo solto para que ele fique confortável na cabeça. Além disso, os cabelos ajudam a emoldurar o rosto e elas ficarão mais bonitas!

Por falar em beleza, a maquiagem é outro tópico que merece atenção. Bases e pó compacto para harmonizar o rosto devem ser usadas com moderação e de forma uniforme com o pescoço para não ficar muito destacado ou branco demais. Batons escuros também podem manchar os dentes.

5. Escolha um bom set para o ensaio fotográfico da turma

Além das fotos de studio com a beca, fotografias externas são uma diversão que todos os formandos deveriam topar! Elas ficam ótimas e trazem boas recordações.

Uma ótima dica é escolher lugares diferentes ou que façam parte da história da turma. Se ela estava sempre se reunindo em um boliche da cidade, porque não fazer uma sessão de fotos por lá? Ou, quem sabe um parque de diversões?

O circo está na cidade? Já pensou em fotografias no picadeiro com palhaços e malabaristas brincando com a turma? Muito bacana, né? Mas, mais uma vez, é importante respeitar as particularidades de cada um. Se alguém se mostra mais tímido, suas fotos devem respeitar seu estilo.

6. Saiba quais as opções de fotos do convite de formatura

Fotos individuais, em grupos de alunos organizados por afinidade ou ordem alfabética, enfileirados, com ou sem beca. São muitas opções para o convite, aquele que será enviado para as pessoas queridas e guardado de recordação.

Aliás, é justamente por ser algo mais definitivo, que as fotos a serem colocadas nele devem ser escolhidas considerando que elas serão admiradas por muito tempo.

Fotos descontraídas também podem fazer parte dos convites, assim como registros antigos, como fotos com familiares ou de quando os formandos eram crianças. Se for o estilo da turma, opções como essas também podem ser sugeridas.

7. Entenda tudo sobre as poses mais recomendadas

Essas dicas sobre poses são principalmente para aquelas pessoas que não gostam ou têm costume de sair em muitas fotos, e vai variar conforme a composição, ou seja, se será um registro individual ou em grupo.

Fotos em grupo podem ser abraçadas, formando figuras geométricas, imitando poses famosas, simulando alguma ação etc. É possível criar cenários divertidos, com banquetas de diferentes tamanhos, objetos e outros elementos que os formandos podem usar.

Nos registros individuais, uma boa dica é soltar os braços, ou melhor, deixar que eles fiquem onde o formando fica mais confortável, sejam cruzados, jogados para cima em comemoração ou fazendo um sinal de positividade.

É claro que nas poses formais, aquelas mais sérias, o melhor é seguir as orientações do fotógrafo. Na dúvida, o formando pode, literalmente, treinar na frente do espelho!

Com todos esses cuidados para sair bem nas fotos, só fica faltando a escolha de uma equipe especializada para executar os registros e criar um álbum. Sim, estamos falando de todos os eventos mesmo, do churrascão da turma àqueles que antecedem as grandes cerimônias. São nesses momentos que os sentimentos estão à flor da pele e transmitem as emoções dos formandos.

Ou seja, não estamos falando de quantidade, e sim, qualidade e precisão, afinal de contas, são segundos que não voltam atrás porque a foto ficou ruim, a luz não favoreceu e um novo registro precisa ser feito.

Aqui na Phocus 4 buscamos com paixão o timing perfeito para as fotos do convite de formatura. Quer conversar com um representante do nosso time para conhecer esse estilo de trabalho? Então entre em contato conosco.

via GIPHY

Comments

comments

No Comments

Post A Comment