Descubra como fazer networking na faculdade e porque é tão importante

networking na faculdade

Descubra como fazer networking na faculdade e porque é tão importante

Ter uma boa rede de contatos de trabalho é fundamental para a carreira. Afinal, é por meio dela que muitas oportunidades são recebidas. Há pessoas que esperam entrar no mercado para começar essa prática, mas você sabia devemos iniciá-la ainda na graduação? Ainda, sabe como fazer networking?

Além de estudar e se preocupar com o curso, também precisamos ficar de olho no mundo corporativo para garantir uma boa vaga e uma trajetória de sucesso na profissão. Mas você sabe como fazer isso?

Para ajudar nessa missão, trouxemos este post, com dicas valiosas para fazer um networking eficiente e que originará bons frutos. Confira!

via GIPHY

Por que fazer networking na faculdade?

Se você está esperando pegar o seu diploma para então fazer os contatos profissionais, é melhor rever essa ideia. Sair à frente e começar o seu networking desde já pode garantir oportunidades incríveis em curto, médio e longo prazo. Já pensou que aquele estágio maravilhoso pode ser conquistado por meio de um conhecido da área?

No seu dia a dia, onde mais se relaciona com pessoas que têm o mesmo interesse que você? A faculdade é um ótimo lugar para conseguir os melhores relacionamentos de trabalho, ou seja, são professores, instrutores, coordenadores e outros profissionais que podem ser ótimos contatos.

Ainda, não ache que eles não pensam o mesmo! Há pessoas de olho nos talentos escondidos nos campus. Por esse motivo, você deve estar aberto ao networking desde o primeiro dia de aula. Quem consegue aproveitar essa oportunidade, tem mais chances de garantir um bom emprego e já fazer a sua reputação profissional ali mesmo.

Então, você, que não é bobo nem nada, não pode deixar passar essa, não é? Está preparado para começar a sua rede de contatos agora mesmo?

Como fazer networking?

Convencido de que a hora de iniciar a sua carreira de sucesso é agora? Ótimo! Mas ainda tem dúvidas de como fazer networking? Sem problemas, estamos aqui para auxiliar nesse ponto. Se liga nos próximos tópicos porque eles apresentam dicas incríveis!

Seja um bom aluno

Ser um bom aluno não somente garante boas notas como também é uma maneira de te dar visibilidade. Muitas empresas pedem para os professores e outros funcionários da instituição de ensino sugestões de estudantes para preencher vagas de estágio ou de emprego. Quem você acha que será indicado? O melhor aluno, é claro!

Dessa maneira, preocupe-se em estudar para se sair bem nas provas e também em ser participativo nas aulas. Mostre que você tem interesse em aprender e que é dedicado. Além disso, treine sua desenvoltura e seja proativo. Afinal, essas são características importantes de um bom profissional.

Tenha um bom relacionamento com os colegas

Como é a sua relação com os colegas de classe e os demais alunos da instituição? Sabia que eles também podem ser ótimas conexões com oportunidades? Imagine que aquele seu colega, que conseguiu um emprego superbacana na área, esteja precisando de mais um profissional. Provavelmente, ele recomendará o amigo mais próximo, o qual ele tem convicção de que se encaixa na vaga.

Logo, se você fica sempre na sua e não se enturma, dificilmente será lembrado. Então, se a timidez é um problema, procure ajuda para superá-la. No final das contas, no mercado de trabalho não há espaço para essa característica, pois ela pode prejudicar.

Portanto, entenda que manter um bom relacionamento com outros alunos é muito importante tanto para a sua vida acadêmica quanto profissional.

Participe das atividades da faculdade

Muitas vezes, ficamos tão cheios de compromissos com os estudos que quase não nos sobra tempo para outras atividades. No entanto, considere os trabalhos extra na faculdade como uma chance fazer networking — palestras, seminários, campanhas e outras ocasiões podem ser uma fonte importante de contatos.

Assim, mais uma vez você fica em destaque e tem a oportunidade de mostrar os seus conhecimentos e forma de atuação, o que é fundamental para que mais pessoas tenham interesse em seu trabalho e possam oferecer uma vaga. Já pensou nisso?

Tenha os professores como aliados

Os professores sabem ser “carrascos” nas provas finais, mas também conseguem levantar um aluno e trazê-lo mais próximo do mercado de trabalho, uma vez que eles são fontes inesgotáveis de aprendizado, muitos com anos de salas de aulas. Já formaram vários profissionais competentes e sabem que eles precisam preencher vagas, seja na empresa que atuam ou na própria.

Ainda, muitas empresas procuram os professores também para pedir indicações. Sendo assim, os mestres podem ser a sua conexão com o seu futuro empregador. Não estamos falando para você ser o puxa-saco da turma, mas para manter uma boa relação e enxergar o seu professor como um grande aliado em um networking.

Mantenha suas redes sociais atualizadas

As redes sociais são uma forma de comunicação eficiente hoje em dia. Conseguimos nos conectar com pessoas que não víamos há anos. Por esse motivo, é sempre bom manter os seus perfis atualizados e com um feed bacana. Por mais que seja pessoal, é comum empresas olharem a timeline dos candidatos na hora de fazer uma escolha.

Agora, falando das redes profissionais, há o LinkedIn, que é fundamental e é essencial deixá-la em dia e bem trabalhada. Para tanto, coloque uma foto que mostre seu profissionalismo, participe de discussão nos fóruns — sendo sempre muito cordial —, preencha todos os seus dados e cursos que já concluiu ou está fazendo, insira as formas de contato atualizadas e confira o seu perfil diariamente.

Lembre-se que muitas pessoas conseguiram emprego e estágio por meio dessa importante rede.

Viu como fazer networking na faculdade pode ajudar a alavancar a sua carreira desde já? Não é preciso esperar pelo diploma para montar as suas conexões profissionais. A última dica é que o networking é algo dinâmico e que temos que trabalhar constantemente para não ficar de fora das melhores oportunidades.

Como vimos, é importante se destacar na faculdade para conquistar o seu espaço. Aproveite que está por aqui e leia as também nossas 8 dicas incríveis para que isso aconteça. Não perca!

via GIPHY

Comments

comments

No Comments

Post A Comment