Como ser efetivado no estágio? Confira 6 dicas fundamentais

Como ser efetivado no estágio? Confira 6 dicas fundamentais

O estágio tem grande importância para o crescimento profissional. É por meio dele que é possível adquirir experiência na prática sobre como é a rotina da profissão escolhida. Além disso, a pessoa tem a oportunidade de se destacar dos demais profissionais e passar a fazer parte do quadro de colaboradores da empresa. Mas você sabe como ser efetivado no estágio?

Muitos fatores são considerados nesse momento, os quais envolvem responsabilidade, disciplina e conhecimento. No entanto, esses são apenas alguns dos aspectos mais observados.

A seguir, listamos 6 dicas muito importantes que ajudarão na sua efetivação, para que você se destaque como um profissional competente e sério. Continue a leitura para ficar pode dentro do assunto!

Happy Come On GIF by Together #WePlayStrong - Find & Share on GIPHY

1. Demonstre interesse

Quando você está na fase do estágio, todas as suas atitudes são analisadas por seus supervisores, e uma das principais é o seu interesse em aprender mais sobre os processos do negócio.

Embora de início os trabalhos repassados sejam mais simples, isso não significa que você não pode se posicionar e tomar a frente para solucionar um determinado problema. Sendo assim, sempre que aparecer uma chance de mostrar o seu conhecimento, mostre! Apresente sua opinião e contribua para o crescimento da empresa.

Além disso, se você observar que a equipe está muito sobrecarregada, ofereça-se para auxiliar na execução das tarefas e, assim, agilizar todo o processo ou, então, não espere esse momento chegar: se acredita que pode contribuir mais, mostre-se disponível para ajudar e deixe claro que quer aprender mais sobre o assunto.

2. Peça feedback

A cultura do feedback é muito importante nas empresas, o problema é que nem todas a inserem no seu dia a dia. Saber como está o seu trabalho é muito importante para você entender quais são seus pontos fortes e fracos.

Nesse sentido, é interessante solicitar aos seus supervisores e, até mesmo, aos seus colegas de trabalho um feedback sobre o seu desempenho profissional. Não precisa ser a todo tempo, mas sempre que achar necessário, chame-os para uma conversa rápida e peça opinião.

Isso mostrará que você deseja saber se está errando nos processos e se pode melhorar em alguns quesitos, a fim de trabalhar cada vez mais alinhado com os objetivos da empresa. É importante também que esses feedbacks sejam construtivos, portanto, evite solicitá-los em momentos de tensão ou estresse.

Por fim, vale destacar que mesmo que o feedback seja negativo — isso pode acontecer com qualquer um — trabalhe para mudar esse cenário e fazer com que seus companheiros de equipe confiem mais você.

3. Relacione-se bem com os colegas de trabalho

Outro ponto positivo para conseguir a tão sonhada efetivação é ter um bom relacionamento com seus colegas de trabalho. Mas isso não significa que você precisa ficar bajulando eles o tempo inteiro. Se isso se tornar rotina, corre-se mais o risco de desagradá-los do que agradá-los.

Manter uma relação saudável, em que você se dispõe a ajudá-los nos momentos oportunos, faz toda a diferença na hora da efetivação. Isso porque o gestor considera também a opinião dos colaboradores a respeito do desempenho do estagiário, já que, geralmente, são eles que têm mais contato com o seu fluxo de trabalho e sabem avaliar melhor se o novato foi eficiente ou não.

4. Seja ético

A ética é algo muito importante no mercado de trabalho. Sendo assim, nada pode passar por cima da sua moral. Logo, reflita sobre as suas atitudes dentro da empresa e sempre preze pelos seus valores. Aqui, vale destacar a importância de não incentivar a competição, “passar por cima de alguém” apenas para conquistar um cargo não é interessante para quem deseja trilhar uma carreira de sucesso.

Esse cenário, também engloba a sua discrição a respeito dos acontecimentos dentro da empresa. Suponhamos que você trabalhe em uma agência de cobranças. Não é nada ético e respeitoso contar para terceiros quais são as pessoas que têm dívidas no mercado.

Ser ético é uma característica muito importante em um estagiário, a qual consegue destacá-lo dos demais candidatos com facilidade. 

5. Gere resultados que justifiquem a efetivação

Apenas marcar presença na empresa jamais fará você chegar à efetivação. Sendo assim, é fundamental que os seus resultados sejam bons o suficiente para mostrar que você é o profissional certo para aquela organização.

Sabemos que o estagiário não tem muita autonomia para ditar regras dentro da companhia e não é isso que estamos incentivando aqui. No entanto, ao que se refere às suas funções, é possível sim desenvolver atividades que melhorem os processos.

Criar sistemas de organização, por exemplo, é uma maneira eficiente de fazer o seu serviço bem-feito. Logo, se você tem a oportunidade de participar de brainstorms, estude muito bem o assunto a ser tratado para gerar insights interessantes e contribuir para o crescimento do negócio. 

6. Saiba administrar seu tempo

Para dar conta de tantos compromissos, você precisa saber administrar bem o seu tempo. Do contrário, o seu trabalho vai acumular e, consequentemente, prejudicar o andamento dos processos da empresa.

Para tanto, organize seu dia por etapas, de preferência, usando aplicativos de organização, como o Trello, para listar todas as suas atividades. Feito isso, separe quais são mais urgentes e as que podem ser concluídas no final do expediente. 

Dessa forma, é possível executar as tarefas sem interferir na produtividade da equipe. Mas caso tenha dúvidas, sempre procure o seu supervisor ou até um colaborador com mais experiência para que juntos possam solucionar o problema.

Lembre-se de que os resultados só dependem de você, portanto, não deixe de buscar conhecimento sobre as questões que envolvem as suas tarefas, mostre aos seus gestores o seu interesse em contribuir para o crescimento da empresa e foque naquilo que sabe fazer melhor. Assim, a sua efetivação será um verdadeiro sucesso!

Pronto! Agora você já sabe como ser efetivado no estágio! Com essas dicas, conseguirá desempenhar o seu papel da melhor forma e, com isso, conquistará o destaque que sempre desejou.

Gostou do artigo? Então, nos ajude a disseminar essas ideias e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para que outros profissionais também tenham a chance de conquistar a tão sonhada efetivação no trabalho!

Happy Women'S Football GIF by Together #WePlayStrong - Find & Share on GIPHY

Comments

comments

No Comments

Post A Comment