Como fazer um planejamento de formatura perfeito?

como fazer um planejamento de formatura perfeito

Como fazer um planejamento de formatura perfeito?

O encerramento do curso é uma etapa importante, que marca o fim de um ciclo e o início da construção de uma carreira. Por isso, nada é melhor que comemorar em grande estilo, não é mesmo? Pensando nisso, você sabe como fazer um planejamento de formatura para que tudo saia perfeito?

O que torna o evento especial são os detalhes, que fazem a diferença. Para não esquecê-los, é essencial organizar tudo direitinho. Ainda está perdido em como começar isso?

Então, este post é para você! Aqui, ensinamos como montar um plano para que a formatura seja um sucesso inesquecível! Continue a leitura e confira!

via GIPHY

Monte a comissão

Antes de tudo, é preciso montar a comissão de formatura. É ela que correrá atrás de fornecedores e contratos, arrecadará dinheiro, tomará decisões, entre outras atribuições.

Uma equipe completa conta com presidente, vice-presidente, tesoureiro, secretário e promotor de festas. No entanto, é possível contar com mais pessoas, caso a turma seja grande. É importante também que os membros sejam bem integrados, receptivos às ideias e proativos.

Chame o pessoal para participar

Enquanto, para uns, as festividades da formatura são um sonho a ser realizado, para outros, elas não são tão importantes assim. Acontece que quanto mais gente participando, melhor.

Além de arrecadar mais fundos, a integração de todos é fundamental para o momento de celebração e a união da turma. Sendo assim, reúna os mais relutantes e gaste todo o seu poder de persuasão para convencê-los de que participar da formatura é um momento único e que se privar disso pode gerar arrependimentos futuros.

Brooke Jake Walker GIF by Originals - Find & Share on GIPHY

Comece o quanto antes

Um dos maiores segredos para que tudo dê certo, sem se esquecer de nada e sem imprevistos, é começar o quanto antes. Nada de deixar para o último ano as decisões do evento de formatura.

Além de tudo ficar mais caro, você corre o risco de não encontrar fornecedores, tendo que ficar à mercê dos que estiverem disponíveis, o que não é legal, né? Ter opção de escolha é sempre melhor.

Então, o ideal é já começar, pelo menos, 2 anos antes do encerramento do curso. Assim, dá para tomar decisões com calma, que são sempre as mais acertadas.

Faça um checklist

Um bom planejamento é a base de tudo, e, para isso, é preciso colocar as ideias no lugar. Primeiro, colha todas as informações possíveis, como o que a turma espera do evento e quais são os fornecedores que entregarão o esperado.

A partir daí, monte um checklist de tudo que vocês terão que correr atrás. Por exemplo, os alunos querem enfeites para fotos? Veja, então, quais são os fornecedores dos acessórios.

Conforme essas questões forem resolvidas, vá riscando-as da lista. Isso é legal para dar uma orientação e não se esquecer de nada que possa ser importante para a ocasião.

via GIPHY

Decida os detalhes

Como dissemos, os detalhes são o que faz a diferença na formatura, deixando-a personalizada, com o jeitinho da turma. Por esse motivo, não se pode esquecer deles.

Qual será a cor da decoração? E as flores que serão utilizadas? Terá algum buffet de comida diferente do tradicional? Para animar a festa, terá um DJ ou haverá uma banda? Que tal os dois? Esses são pontos que devem ser decididos para, então, vocês os colocarem no checklist.

Feche com os fornecedores

Os fornecedores não esperam, então, quem chegar primeiro leva a data. Por isso, quanto mais cedo fechar os contratos, mais vantagens a turma ganha, como escolher os melhores e ter um preço mais bacana.

A empresa de fotos, por exemplo, é uma das primeiras que devem ser contratadas. Isso porque é ela que fará o acompanhamento das festas da turma e de outros eventos. Se não quiserem perder nenhum clique, fechem com ela o quanto antes.

via GIPHY

Tenha cuidado com os calotes

É importante ficar atento para evitar os calotes que empresas mal-intencionadas dão em seus clientes. Não são incomuns os casos em que elas somem com o dinheiro e deixam a turma a ver navios, sem o evento ou sem as fotos.

Por essa razão, tome cuidado com as empresas que assumem todo o controle financeiro dos formandos. Procure pela reputação de cada fornecedor, tanto com outros alunos que já tiveram o serviço prestado quanto em redes sociais e sites de reclamação.

Arrecade dinheiro

Uma das funções da comissão de formatura é arrecadar dinheiro para o fundo. Quanto maior for o valor conquistado, menor será a quantia que cada um terá que sacar do próprio bolso.

Existem diversas maneiras de conseguir levantar a grana necessária. Basta usar a criatividade e todo o poder de vendas que cada um tem. A seguir, veja algumas sugestões:

  • criar e vender rifas para colegas e familiares;
  • fazer festas e cervejadas, que rendem um bom dinheiro e muita diversão;
  • montar um bazar colaborativo, em que os alunos doam roupas, sapatos e objetos para serem vendidos a preços baixos;
  • vender produtos personalizados, como canecas e copos.

Happy Party GIF by Originals - Find & Share on GIPHY

Não se esqueça das festas

Não é à toa que existe um cargo dentro da comissão de formatura para cuidar das festas. Elas são importantes não só para arrecadar dinheiro para o evento de encerramento de curso, mas também para gerar bons momentos com a turma.

As festas e os churrascos ao longo dos anos de faculdade ficam para a memória e rendem fotos incríveis. Por esse motivo, são indispensáveis e não podem ser esquecidos no planejamento de formatura.

Por fim, mas não menos importante, a recomendação é que você não deixe tudo na mão do cerimonial. O evento é algo que deve demonstrar a personalidade da turma, e ter tudo decidido por um terceiro pode tornar a comemoração um tanto quanto impessoal.

Você pode e deve contar com a ajuda de um profissional para auxiliá-lo, principalmente com as decisões burocráticas. Porém, as escolhas devem ser feitas baseadas no que é melhor para os formandos.

O planejamento de formatura é uma etapa essencial para que tudo ocorra da melhor maneira possível. É por meio dele que se consegue organizar as ideias e colocar em prática tudo o que foi desejado pela maioria, além de prevenir os problemas.

E aí, gostou do nosso post? Tem algum amigo ou amiga que precisa ler isso? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

via GIPHY

Comments

comments

No Comments

Post A Comment