Como fazer um ótimo perfil no LinkedIn? Confira 10 dicas

Como fazer um ótimo perfil no LinkedIn

Como fazer um ótimo perfil no LinkedIn? Confira 10 dicas

LinkedInNa era digital, as redes sociais são a maneira mais fácil e prática de conectar pessoas que têm interesses em comum, inclusive no meio profissional. Pensando nisso, você sabe como fazer um ótimo perfil no LinkedIn?

Muita gente já encontrou emprego por meio dessa ferramenta, que é cada vez mais utilizada pelas empresas no recrutamento de talentos. Por isso, se a intenção é ser visto e ter boas oportunidades, é essencial ter uma conta nessa rede.

Porém, como ter um perfil de destaque? Bom, se quiser saber, continue a leitura, pois é sobre isso que falaremos neste post. Trouxemos dicas incríveis, então, confira!

Krones AG GIF - Find & Share on GIPHY

1. Mantenha o perfil atualizado

Para ter um ótimo perfil no LinkedIn, não basta apenas fazê-lo e esperar que as coisas aconteçam. Mantê-lo atualizado é uma foma de ser notado, porque diz para as empresas que ele não está abandonado e que você está ativo, esperando novas oportunidades.

Você é do tipo de profissional que se recicla, faz cursos, participa de palestras, seminários e workshops? Então, colocar esses certificados no seu perfil é uma maneira de renová-lo.

2. Saiba escolher as fotos do perfil e da capa

Embora também seja uma rede social, não se deve confundir o LinkedIn com o Facebook ou o Instagram, principalmente na hora de escolher as fotos do perfil e da capa.

Por mais bonita que esteja a sua fotografia na praia, ali não é lugar para expô-la, concorda? Prefira imagens mais sóbrias, que transmitam o seu lado profissional.

3. Faça um bom resumo

Nesse recurso do LinkedIn, você tem a chance de mostrar para o mundo como você é, profissionalmente falando, em 2 mil caracteres, que devem ser muito bem utilizados. Para isso, siga o roteiro:

  • faça uma breve apresentação;
  • fale de seus interesses profissionais;
  • diga a sua área de atuação;
  • diga quais são as suas motivações;
  • coloque as informações de contato.

Em meio a tanta gente, como fazer com que as empresas o encontrem? Usando palavras-chave relacionadas à sua área de atuação. Isso aumentará as suas chances de ser achado por pessoas que estão buscando os mesmos termos.

4. Capriche no currículo profissional

Chegou a hora de relatar a sua capacidade e a experiência profissional. Primeiramente, para aumentar a sua notoriedade na rede, é importante usar palavras-chave ao falar da sua função. Em seguida, coloque a empresa em que você trabalha, se for o caso. O título profissional é um dos principais mecanismos para atrair visitantes.

Ao falar da sua experiência profissional, seja detalhista e o faça da forma mais completa possível. Coloque as datas específicas, de entrada e saída, de cada empresa em que trabalhou. Liste todas as atividades desenvolvidas no cargo e não seja modesto nessa hora.

Um currículo bem desenvolvido e detalhado pode ser o diferencial que fará com que o avaliador, recrutador ou, até mesmo, outro profissional da área se interesse por você.

5. Personalize a URL

Você sabia que é possível personalizar a URL do seu perfil? É isso mesmo! Assim, fica bem mais apresentável colocar o seu endereço do LinkedIn no seu cartão de visitas.

Mas, para isso, é preciso escolher uma que seja mais fácil de memorizar. Algumas sugestões são:

  • br.linkedin.com/in/seunome/;
  • br.linkedin.com/in/suaempresa/;
  • br.linkedin.com/in/suamarca/.

6. Solicite recomendações

O espaço de recomendações do LinkedIn é um recurso valioso. Ali, diversas empresas e recrutadores podem ter noção do profissional que você é. Em vez de esperar que seus conhecidos o façam por vontade espontânea, que tal correr atrás disso?

Uma boa tática é escrever recomendações para eles. Dessa maneira, eles se sentem na obrigação de retribuir, mesmo que seja por educação. Se isso ainda não funcionar, nada impede que você mesmo peça a eles que o façam. Solicite formalmente, para colegas de trabalho, conhecidos e pessoas que estudaram na sua turma, que escrevam nesse espaço.

7. Liste habilidades

A aba de habilidades também é uma ótima oportunidade de enriquecer o seu perfil. Por isso, não a deixe em branco, mas também não coloque qualquer coisa só por colocar.

Liste, pelo menos, 5 habilidades e deixe que as suas conexões possam o recomendar. Para ganhar pontos nas suas habilidades, você pode usar a mesma estratégia das recomendações. Vá ao perfil dos seus conhecidos e liste as habilidades deles — desde que sejam verdadeiras, obviamente.

8. Siga empresas e faça novas conexões

É interessante seguir os perfis das empresas da sua área de atuação ou de segmentos em que você pretende atuar. Essa é uma das maneiras mais fáceis de ser notado. Além do mais, você fica atualizado sobre tudo o que acontece no setor.

Diferentemente do que muita gente pensa, as conexões não são feitas apenas por pessoas que conhecemos. Aliás, dá para aumentar o networking solicitando conexões a indivíduos da mesma profissão ou que têm interesses em comum com você. Lembre-se apenas de deixar uma mensagem amigável e profissional explicando o motivo da solicitação.

9. Seja ativo

A pró-atividade é bem-vista na maioria das vezes. Por esse motivo, participar de discussões saudáveis é muito interessante para que as empresas e outros profissionais vejam o seu posicionamento.

Entre em grupos que são pertinentes ao seu nicho profissional e emita as suas opiniões sobre as questões levantadas. Porém, faça-o sempre de forma respeitosa e evitando discussões desnecessárias, pois as mensagens são públicas e você estará sob julgamento de outros colegas.

10. Não erre o português e não minta

Alguns erros de português e vícios de linguagens são até aceitáveis em algumas redes sociais, mas não no LinkedIn. Eles prejudicam a sua imagem profissional.

Em qualquer que seja a parte do seu perfil, tome cuidado com os erros de português, de digitação e de concordância. Leia e releia até que tenha certeza de que está tudo certo.

Por fim, e extremamente importante, não minta! Com certeza, você já ouviu falar que mentira tem perna curta e uma hora a verdade vem à tona. Então, nada de exagerar ou colocar habilidades e experiências que você não tem.

Viu como fazer um ótimo perfil no LinkedIn não tem segredo? Basta atentar a alguns detalhes para ser notado e garantir oportunidades excelentes por meio dessa rede social profissional tão utilizada no mundo todo.

Já que o assunto é interação na internet, você já nos segue nas nossas redes sociais? Se ainda não, acompanhe-nos para ficar por dentro de todas as nossas novidades. Estamos no LinkedIn, no Facebook, no Twitter e no Instagram!

Comments

comments

No Comments

Post A Comment