Veja como se destacar na faculdade com essas 8 dicas!

como-se-destacar-na-faculdade

Veja como se destacar na faculdade com essas 8 dicas!

A concorrência no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada e isso já pode ser percebido desde o curso de graduação. Afinal, os que se sobressaem, geralmente, têm acesso às melhores oportunidades. Mas, afinal, como se destacar na faculdade?

Bom, primeiro é importante dizer que para ter notoriedade não é preciso ser bajulador, ok? O aluno que se evidencia é aquele em que os professores e coordenadores confiam no trabalho e na dedicação. Para isso, é essencial demonstrar o seu interesse.

Pensando em ajudar você nessa missão, criamos este post, com 8 dicas de como se destacar na faculdade e, assim, aumentar as chances de ter uma carreira profissional brilhante e uma vida cheia de realizações. Confira!

1. Seja disciplinado e compromissado

via GIPHY

O primeiro passo para se destacar positivamente na faculdade é manter a disciplina e honrar os compromissos. Qual aluno você acha que um professor escolherá para um bom estágio: o que é empenhado e cumpre o que promete ou aquele que leva o curso como um estudante da quinta série?

Nem precisamos responder, não é mesmo? A escolha seria óbvia. Por isso, tenha em mente que a graduação é o início da sua carreira e deve ser considerada a base para um bom desempenho profissional. Sendo assim, busque ser um aluno competente, em todos os sentidos.

2. Mantenha uma rotina de estudos

via GIPHY

Para conseguir absorver todos os aprendizados do curso, que farão com que você saia na frente dos outros profissionais, elabore uma rotina de estudos. Muitas vezes, começamos a faculdade sem a noção do quanto ela pode ser puxada e acabamos nos atrapalhando no momento de revisar as matérias.

Pense que o seu objetivo é se formar com êxito, portanto, a graduação é a prioridade na sua vida até lá. Para tanto, monte um cronograma com todas as suas atividades do dia a dia colocando os estudos nas horas em que você é mais produtivo e encaixando as demais tarefas em outros horários.

3. Faça cursos extracurriculares

via GIPHY

Além da grade curricular da faculdade, participar de outros cursos, palestras, seminários, oficinas e workshops é essencial para enriquecer os seus conhecimentos e, claro, o seu currículo, dentro e fora da profissão.

Não é necessário que essas atividades tenham exatamente a ver com a graduação, mas que possam complementá-la, como um curso de inglês e espanhol, de escrita, de libras etc. Faça quantos puder e achar interessante. Aprender nunca é demais, certo?

4. Mantenha uma boa relação

via GIPHY

Podemos dizer que a faculdade é uma amostra de como os alunos serão ao se tornarem profissionais. Sendo assim, manter uma boa relação com os colegas, professores e, até mesmo, os demais funcionários da instituição faz com que você se destaque.

Imagine aquele aluno que não aceita opiniões, está sempre metido em alguma intriga com os outros, não tem cordialidade para tratar as pessoas e vive implicando com algum professor. Você acha mesmo que esse é um tipo bom de profissional?

É óbvio, a maturidade também chega com o tempo e as pessoas mudam. Não é porque um aluno é dessa forma na faculdade que será na profissão. Porém, para abrir as portas já na graduação e ficar em evidência de maneira positiva, mantenha um relacionamento saudável com todos.

5. Monte um networking

via GIPHY

O networking é uma rede de contatos, que pode ajudar você a ter as melhores oportunidades na carreira, e a faculdade é um bom lugar para montar o seu. Isso porque no campus, encontramos pessoas que já estão no mercado de trabalho e que podem precisar de nossos serviços.

Por meio do networking é possível estabelecer conexões tanto para agora quanto para o futuro, como parcerias em projetos, estágios, vagas de empregos, cursos e outras tantas chances que podem ajudar no sucesso da sua vida profissional.

6. Participe ativamente

via GIPHY

Já percebeu que aquele aluno proativo e que participa de diversas atividades dentro da faculdade se destaca entre os demais? Se você é do time que não tem muita participação nos eventos, é melhor mudar de ideia. Trata-se de uma maneira de demonstrar a sua capacidade, a criatividade, os seus conhecimentos e as suas habilidades.

Quem está sempre em ação nos projetos do curso, em contato com profissionais da área e com os professores, garante a possibilidade de receber as melhores oportunidades de emprego e estágio.

7. Faça o que gosta

via GIPHY

Parece muito clichê, mas é a mais pura verdade: quando fazemos e estudamos o que gostamos, nos destacamos naturalmente.

A explicação é simples: o interesse nos faz dedicar mais, buscar mais aprendizado e executar as tarefas com prazer, para que sempre sejam bem feitas.

Já do contrário, quando fazemos um curso com que não nos identificamos, a chance de se perder pelo meio do caminho é bem grande. Isso acontece porque ficamos desestimulados se os conhecimentos não interessam ou se nos sentimos obrigados.

Sendo assim, procure informações sobre a graduação que pretende cursar antes de ingressar. Converse com os estudantes e profissionais da área e veja se, realmente, é o que gostaria de fazer, de exercer.

8. Aproveite as oportunidades

via GIPHY

As oportunidades na vida acadêmica surgem cada vez que você se destaca. É nessa hora que precisa aproveitar para ficar ainda mais em evidência. O que poderia ser um trabalho a mais pode ser uma chance de ser notado.

Pense assim, o coordenador do curso precisa de algum aluno para ficar de apoio em um stand. Para muitos, isso é chato, mas para você, que quer se destacar, é uma ótima oportunidade de demonstrar a proatividade e, até mesmo, fazer networking. Logo, se você quer ficar à frente, deve agarrar as chances.

Viu como se destacar na faculdade pode ser mais fácil do que você imaginava? Com boa vontade, muito estudo e sabedoria para aproveitar as atividades é possível ficar em evidência, de maneira positiva, e colher bons frutos de tudo isso.

O que achou do post? Deixe um comentário e conte as suas impressões. Elas são importantes para trazermos conteúdos cada vez mais interessantes e atuais para você!

Comments

comments

No Comments

Post A Comment