Por que participar da atlética universitária vale a pena?

atletica universitaria

Por que participar da atlética universitária vale a pena?

Mais do que promover jogos e festividades, a atlética universitária pode ser uma ótima oportunidade de crescimento e aprendizado dentro e fora do campus. Já parou para pensar nisso?

Trata-se de um grupo de alunos, que organiza eventos para divulgar o nome da instituição e tem muitas responsabilidades e chances que os outros colegas não têm.

Muitas vezes, a pessoa até tem vontade de participar da equipe, mas desiste por achar que vai tomar muito de seu tempo de estudos. Mas é possível conciliar os dois perfeitamente. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira!

Organização e disciplina

Quem pensa que a vida de um membro da atlética se resume a festas e jogos está muito enganado. Na verdade, enquanto os outros alunos se divertem, o pessoal da atlética universitária trabalha para fazer tudo acontecer.

Trata-se de um grande aprendizado de organização e disciplina, já que é preciso ter essas duas características para conciliar o grupo com os estudos. O que seria melhor para desenvolver essas habilidades?

Se você tem receio de participar por achar que não vai dar conta, saiba que é uma boa chance para se desafiar e mostrar que é capaz. Portanto, monte uma rotina de estudos bem bacana, colocando as suas prioridades, e bora participar da atlética universitária!

Interação com os alunos

via GIPHY

Na universidade, existem diversas pessoas incríveis para se conhecer, desde os alunos até os funcionários e professores de outros cursos. Como você espera encontrá-los preso a um círculo de amizades restrito aos seus colegas de classe?

Na atlética universitária, com certeza você terá essa interação com gente que pode ajudar dentro e fora da faculdade. Se você é extrovertido, imagine quantas amizades poderá fazer?

Agora, se é tímido, é mais uma brecha para deixar a timidez de lado e se integrar mais. Afinal, no mercado de trabalho cada vez mais competitivo, se destaca quem tem bom relacionamento interpessoal.

Além disso, membros da atlética também promovem essa relação entre os alunos da instituição, ou seja, você ajudará as pessoas a interagirem e, assim, irá movimentar todo o círculo social da faculdade.

Atividades extracurriculares

via GIPHY

As atividades extracurriculares durante a faculdade contam, e muito, para a formação do aluno. Além de algumas serem obrigatórias, o fato de cumpri-las mostra o interesse da pessoa em ampliar os horizontes e sair da zona de conforto, o que é uma qualidade muito interessante em um profissional.

A atlética universitária promove diversas ações que contam com esse tipo de atividade e que podem entrar para o seu currículo. Fora isso, a própria participação já é um grande ponto. Seus membros desenvolvem habilidades muito importantes, independentemente da função de cada um: jogador, instrumentista, organizador, administrador, entre outros cargos.

Ações sociais

Foi-se o tempo em que a atlética cuidava apenas dos times esportivos e das competições de que participavam. Atualmente, ela também promove ações sociais para ajudar aos que mais precisam, como arrecadação de alimentos, brinquedos e outras doações para ONG’s, abrigos e creches.

Para que isso dê certo, é preciso que o grupo tenha pessoas engajadas nos projetos. Você tem vontade de fazer mais pelo próximo? Então, participar da atlética é mais uma oportunidade de ver outras realidades e fazer o bem. Que tal?

Networking

via GIPHY

Lembra quando falamos em interação com outros alunos e funcionários? Então, além de toda a troca de informações e aprendizado, essa comunicação é excelente para você montar o seu networking.

Trata-se de uma rede de contatos que pode oferecer diversas oportunidades, o que ajuda durante o curso e na carreira. Sabe aquele colega que conseguiu um estágio sensacional porque conheceu alguém que trabalhava na empresa? Então, isso é uma das vantagens de networking.

Em outras palavras, ele auxilia desde a conseguir materiais e apoio nos estudos até uma chance incrível de trabalho. Por isso, é tão importante no mercado e deve ser iniciado desde a faculdade.

E aí, como estão os seus contatos? Só tem amigos de finais de semana ou está restrito aos colegas da classe? Então, considere a participação na atlética universitária para expandir a sua rede.

Nome da instituição

A universidade deve ser vista como mais que um local de estudos e de formação. É lá que você poderá passar os melhores anos da sua vida. É um pensamento bem clichê, sabemos disso, mas é bem verdade.

Os campeonatos e as competições, tanto esportivos quanto musicais, promovidos e organizados pela atlética universitária, aumentam esse laço com a instituição, e isso é muito positivo. Afinal, é legal quando gostamos de tudo que envolve o lugar em que passamos boa parte dos nossos dias, não é mesmo?

Independentemente se você fará parte do time, da banda ou se será um bom torcedor, o que importa é divulgar o nome da universidade com muito orgulho e carinho.

Desenvolvimento de habilidades

via GIPHY

Você sempre gostou de praticar esportes — futebol, handebol, basquete —, já fez parte de um time ou, ao contrário, nunca teve a oportunidade de participar de um? Saiba que a atlética universitária pode ser a saída para lapidar suas habilidades esportivas.

Ah! O seu interesse é música? Bom, a atlética também costuma ter banda. Olha que bacana! Mais uma chance de aprofundar nessa aptidão e poder mostrar quem você é.

Gosta de gerir, promover eventos, interagir com as pessoas, tem espírito de liderança ou qualquer outro talento? A atlética universitária também é para você!

Muitas vezes, ficamos com medo de pegar responsabilidades demais, já que o curso é bem puxado e toma bastante tempo. Mas a experiência de participar da atlética é muito agregadora, enriquece o currículo e coloca o aluno em destaque, o que é o desejo de quem quer ter uma carreira promissora.

Participar da atlética universitária é mais que ser um promoter de competições. No grupo, é possível aprender, fazer networking, desenvolver habilidades, agir para o bem da comunidade e muitas outras vantagens, que farão valer a pena ser um de seus membros.

Por falar em enriquecer currículo, você sabe quais são as vantagens e desvantagens do estágio não remunerado? Aproveite que está por aqui e descubra!

Comments

comments

No Comments

Post A Comment