Confira essas 7 técnicas certeiras de como estudar na faculdade

como estudar na faculdade

Confira essas 7 técnicas certeiras de como estudar na faculdade

O sonho da maioria dos jovens é, sem dúvida, passar no vestibular e fazer um curso de graduação. Mas nem sempre eles têm noção de como estudar na faculdade pode ser cansativo. São aulas, cursos, atividades extracurriculares, estágio, em alguns casos trabalho e ainda tem o lazer, que não pode ficar de fora.

Como conciliar todas essas coisas e ainda tirar notas boas? Foi pensando em ajudá-los que pesquisamos as melhores técnicas para mandar bem na faculdade e garantir o melhor desempenho possível.

Quer saber quais são as nossas dicas? Então, fique de olho neste conteúdo!

A importância de garantir uma boa média de notas

Ter uma média satisfatória de notas no decorrer do curso é o segredo para não passar aperto no final de cada semestre. Infelizmente, nem todos os alunos dão importância para essa questão e acabam ficando com a média de notas abaixo do esperado, inclusive no final do curso, às vésperas da formatura.

Quando você se dedica e em cada semestre obtém uma média de notas boa, pode destinar mais tempo para as matérias em que tem maior dificuldade. Além disso, pode curtir as férias na época normal, sem precisar estudar para provas de recuperação e, claro, não corre o risco de reprovar em nenhuma disciplina.

7 dicas para obter as melhores notas na faculdade

As dicas a seguir vão garantir que você organize os estudos e alcance boas notas durante todo o curso de graduação. São orientações simples, mas que exigem disciplina e constância para que os resultados sejam os melhores possíveis.

1. Organize horários de estudos em casa

via GIPHY

Para melhorar seu desempenho, comece pela organização e pela conscientização de que durante a faculdade é preciso estudar em casa também. A rotina de estudos deve ser organizada de acordo com o tempo disponível, mas uma boa dica é a seguinte: descubra o melhor horário para você estudar.

Algumas pessoas são mais produtivas durante o dia. Outras, durante a noite. Excluindo o horário das aulas na faculdade, veja em qual horário você rende mais, crie um cronograma de estudos e mantenha em dia os conteúdos estudados.

Quando falamos em manter uma rotina de estudos, não significa necessariamente ficar horas a fio diante dos livros. Vale mais a pena dedicar-se por uma hora com foco e concentração que ficar duas horas enrolando. Sendo assim, estabeleça seus horários, as disciplinas a serem estudadas e não perca a concentração na matéria.

2. Evite distrações

via GIPHY

Uma das coisas que mais atrapalha na hora de estudar são as distrações. Elas são tentadoras e quase sempre conseguem desviar nosso foco do que realmente importa, que é o estudo.

Então, se você quer seguir seu cronograma de estudos e manter uma boa média de notas durante o semestre, aprenda a administrar essas distrações. As redes sociais são as campeãs, mas é preciso também deixar de lado a televisão, a vontade de comer o tempo todo e, claro, os convites dos amigos para sair exatamente na hora de estudar.

Sabemos que o lazer é essencial, mas até mesmo ele deve ter dia e hora certa. Quando você aprende a administrar as distrações, percebe que pode muito bem viver sem elas. É tudo uma questão de estabelecer prioridades e segui-las com determinação.

3. Participe de grupos de estudo

via GIPHY

Quer potencializar ainda mais o aprendizado? Aposte nos grupos de estudos! Eles são uma excelente oportunidade de reforçar as matérias estudadas na faculdade. Quando você se reúne com outras pessoas e compartilha os assuntos estudados em sala de aula, tem a possibilidade de reforçar o que foi visto com o professor e ainda pode aprender o que não conseguiu entender nas aulas.

Além disso, nos grupos de estudos você pode ensinar aos outros aquilo que domina, e essa técnica é uma das mais valiosas. Ao ensinar outra pessoa, você memoriza com maior facilidade o assunto e aumenta as chances de ir bem nas provas.

4. Faça anotações e resumos

via GIPHY

Não adianta apenas comparecer às aulas, é preciso fazer anotações. Anote tudo o que for relevante sobre a matéria. Não precisa se preocupar com a organização do texto, apenas anote e, em casa, construa resumos com essas anotações.

Com os resumos fica mais fácil estudar para as provas, pois escrever é de longe a melhor forma de gravar o conteúdo. Mas lembre-se de que as informações devem ser realmente resumidas para não ficar cansativo. Fazendo isso, você vai perceber que seu desempenho vai dar um salto e suas notas também.

5. Não deixe acumular matéria

via GIPHY

Não caia no erro de ficar cheio de matéria acumulada para estudar nas vésperas das provas. Estude um pouco todos os dias. Com a criação do cronograma de estudos que comentamos no início do texto, você vai conseguir dividir os assuntos de modo que não aconteça isso.

Já imaginou a quantidade de assunto acumulado se você procrastinar durante uma semana? Considerando que todos os dias os professores repassam mais conteúdo, chegará uma hora em que ficará impossível colocar o estudo em dia, e o resultado vai ser desastroso. Então, foque na matéria do dia e não deixe nada para depois.

6. Use metáforas e imagens mentais

via GIPHY

Use e abuse das metáforas, pois elas são ótimas para potencializar o aprendizado. Quando um assunto for muito difícil de entender, crie uma associação dele com algo mais fácil. Assim, você vai lembrar com maior facilidade na hora das avaliações.

Outra dica semelhante é a criação de imagens mentais. Elas ajudam a compreender conceitos mais abstratos e são muito úteis na construção de novas ideias.

7. Encontre o melhor método de estudo para você

via GIPHY

Cada pessoa tem uma forma de aprender. Alguns alunos gostam de estudar no silêncio. Outros, colocam uma música para estimular a concentração. E, enquanto alguns preferem estudar sozinhos, outros se saem melhor estudando em grupo.

Descubra o que funciona para você e respeite isso. Já ouviu dizer que não se deve mexer em time que está ganhado? Então, se o seu rendimento for melhor estudando com uma música de fundo, aposte no que dá certo e continue.

Como você pode notar, as dicas que apresentamos não são nenhum bicho de sete cabeças. Se você seguir cada uma, tiver disciplina e não deixar para estudar na última hora, será possível manter uma boa média de notas e garantir a aprovação em cada semestre sem nenhum sufoco.

Entendeu agora como estudar na faculdade? Então, aproveite e compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais! Assim, eles podem se beneficiar com essas dicas também!

Comments

comments

No Comments

Post A Comment