Como conciliar comissão de formatura com os estudos? Entenda aqui

comoconciliarcomissaodeformaturacomosestudosentendaaqui

Como conciliar comissão de formatura com os estudos? Entenda aqui

Uma das maiores dúvidas de quem participa do evento de fim da graduação é como conciliar comissão de formatura com os estudos. Afinal, o número de matérias não diminui, o trabalho da equipe é intenso e, nos últimos semestres, ainda existem os estágios e o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Bom, essa pode parecer uma missão bem difícil, mas, com disciplina e organização, ela é muito possível! Para isso, é preciso ter uma boa estratégia e lançar mão de alguns truques. Quer saber quais são eles? Então, venha com a gente, pois este post está recheado de dicas legais. Vamos lá!

via GIPHY

Saiba exatamente a sua função

É muito comum quem é proativo querer abraçar o mundo com as pernas, não é mesmo? Se a gente vê algo que está um pouco emperrado, já quer logo ajudar para que ande. Porém, isso pode ser uma armadilha.

via GIPHY

Na comissão de formatura, cada um tem um cargo com atribuições diferentes. Saiba exatamente quais são as suas e restrinja-se a resolver questões sobre elas. É evidente que você pode dar aquela mãozinha para os companheiros da equipe, mas o que não pode é atrapalhar a sua rotina e os estudos para isso. Se você é presidente, então, delegue as funções, ok?

Crie uma rotina

Por falar em rotina, você já criou o seu cronograma? Sim! Ter uma rotina de trabalho na conciliação da comissão de formatura com os estudos é fundamental para dar conta de tudo. Com lápis e papel na mão, estabeleça o que deve ser feito, os dias e os horários.

Assim, fica muito mais fácil aproveitar o seu tempo e ainda ter momentos de descontração e diversão. Aliás, seguir uma rotina também é ótimo para conseguir visualizar a produtividade e tirar a sensação de que poderia ter feito mais.

via GIPHY

Tenha uma agenda

Se você é do time que tem boa memória, parabéns! Agora, se é do que não se lembra nem da janta do dia anterior, é melhor pegar uma agenda para anotar tudo. Na verdade, é bom os dois grupos terem o hábito de carregar, pelo menos, um bloco de notas.

Além de colocar todos os compromissos que deve cumprir, é legal ter em mãos um papel para escrever as inspirações que surgem ao longo do dia e nas horas mais inusitadas, como na fila do banco. Assim, você não deixa passar nenhuma ideia legal.

via GIPHY

Trace metas

Trabalhar com metas funciona com muita gente. Então, é bacana traçar as suas em relação ao trabalho na comissão de formatura e nos estudos. Por exemplo, estudar, pelo menos, 2 horas por dia e dedicar-se ao evento 1 hora 3 vezes por semana.

Veja o que está dentro das suas necessidades e possibilidades. Estabelecer metas fictícias não vai ajudar em nada, pelo contrário, só vai trazer frustração. Dessa maneira, a gente tem uma ideia mais óbvia do que precisa ser feito e deixa de lado a procrastinação, que é uma grande inimiga da produtividade.

via GIPHY

Conte com a tecnologia

Hoje em dia, tudo envolve tecnologia. Afinal, ela veio para trazer mais facilidade para as nossas vidas. Com os aplicativos de smartphones, temos diversas funcionalidades à nossa disposição.

via GIPHY

Lembra-se de quando falamos sobre ter uma agenda e criar uma rotina? Se você não curte muito papel, pode contar com o seu smartphone para lhe ajudar a conciliar comissão de formatura com os estudos. A seguir, veja alguns apps que separamos para dar uma olhada:

  • Gabaritar: calcula a quantidade de horas que você precisa estudar e cria planos de disciplina;
  • My Study Life: é um gerenciador de rotina, como uma agenda virtual. Você ainda pode armazenar trabalhos e matérias na nuvem;
  • Brian Focus Productivity Timer: é um gestor que ajuda a terminar as tarefas dentro do prazo estabelecido por você. Também dá para colocar metas e acompanhar o seu tempo de estudo.

Estabeleça prioridades

via GIPHY

Sabe aquele número de circo em que o artista equilibra vários pratinhos em varas de uma vez? Já percebeu que ele tem que mexer um pouco em cada pratinho para que nenhum caia? Então, podemos dizer que a nossa vida também é assim: se a gente mexer mais em um pratinho do que nos demais, alguns vão cair.

Estabeleça o que é prioridade na sua vida no momento, mas sem deixar de girar os outros pratinhos. Comissão de formatura, estudos, família, amigos e relacionamento — tudo isso precisa da sua atenção. Uns, um pouco mais, dependendo dos seus objetivos. A dica aqui é organizar as ideias e colocar no papel o que precisa ser feito no agora e o que pode esperar um pouco.

Preste atenção nas aulas

via GIPHY

A gente sabe que o trabalho da comissão de formatura não é fácil. Várias decisões a tomar, pepinos para resolver, necessidade de levantar a grana, conflitos ao lidar com a galera — enfim, diversas coisas que tomam o nosso tempo e energia. Muitas vezes, ficamos cansados e não conseguimos estudar naquele dia.

Sendo assim, prestar mais atenção nas aulas é uma ótima maneira de organizar os estudos. Aproveite o professor para tirar todas as dúvidas. Aquelas horas dentro de sala são a oportunidade de aprender mais sem precisar de tempo extra para isso. Quanto mais você absorver ali, menos terá que repor depois.

Divirta-se

Com a correria do dia a dia e tantos afazeres, a diversão sempre fica por último. Muita gente até se esquece dela e prefere descansar do que fazer algo para se divertir. Você sabe que isso não pode, né?

Bater um bom papo com os amigos, tomar uma cervejinha depois daquela prova tensa, ir ao cinema ou a um show da banda favorita — não importa qual é o seu tipo de diversão, desde que você sempre tire um tempinho para se distrair. Isso faz parte de uma rotina saudável.

via GIPHY

Viu como conciliar comissão de formatura com os estudos é bem mais fácil do que você imaginava? Basta ter um planejamento bem-feito e colocá-lo em prática para que as coisas fluam naturalmente e você se dê bem em ambos.

Gostou deste post? Então, saiba que a gente tem dicas bem legais nas nossas redes sociais. Siga-nos! Estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter.

Comments

comments

No Comments

Post A Comment