5 erros que não podem ser cometidos na organização de formatura

organizacao de formatura

5 erros que não podem ser cometidos na organização de formatura

O momento mais esperado depois de, pelo menos, quatro anos em uma sala de aula de graduação é, sem dúvida, o final dela com o canudo na mão e preparado para um futuro brilhante no mercado de trabalho. Por isso, uma organização de formatura precisa ser impecável. Afinal, trata-se da consagração desse momento tão importante da sua vida.

A cerimônia de colação de grau, a festa e a presença de amigos e familiares comemorando essa vitória junto com você, tudo devidamente registrado em um belo álbum de fotos para a posteridade, são uma parte importante do que faz valer a pena todas aquelas noites em claro, fazendo o tão suado TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Mas como fazer com que tudo dê certo no grande dia? Essa preparação pode começar no seu primeiro ano de faculdade, com uma empresa especializada registrando todos os seus momentos durante o curso. Porém, existem diversos erros que precisam ser evitados. Vamos ver quais são?

Como devem ser a colação de grau, o baile de formatura e o culto ecumênico?

Para começo de conversa, é muito importante saber tudo o que precisa ser pensado durante a organização de formatura, que normalmente é composta por três grandes eventos. São eles a colação de grau, o baile de formatura e o culto ecumênico.

Em alguns casos, quando a arrecadação permite, também acontecem eventos secundários conhecidos por pré-formatura, como um churrasco para os formandos, ou mesmo, a Festa dos 100 dias. Tudo depende de planejamento, que, quanto antes começar, mais garantido será o sucesso desse momento único.

Para não errar na hora de começar a fazer seus planos, saiba como são os três principais eventos de formatura.

via GIPHY

Cerimônia de colação de grau

A cerimônia de colação de grau é o momento em que o formando recebe o seu diploma e faz o juramento à sua profissão.

Quase invariavelmente, a cerimônia é composta por uma mesa de honra onde estarão presentes o reitor da universidade, o professor homenageado, o paraninfo da turma e outros representantes do corpo docente. Normalmente, os diplomas são entregues após todo o cerimonial de composição da mesa, juramento e discursos.

Conhecer e planejar cada passo dessa cerimônia é fundamental para que não haja erros nesse momento tão importante. E para torná-lo ainda mais inesquecível, a presença de uma equipe eficiente de fotografia capaz de capturar todos esses momentos especiais é essencial.

via GIPHY

Baile de formatura

O baile carrega todo o seu encanto e não é atoa! Nesse evento, normalmente cada formando tem uma mesa para seus familiares, além de um serviço de buffet completo, com muitos drinks finos e comidas para todo tipo de gosto. O baile sempre reserva uma grande atração e pode até mesmo estender para um pós baile lacrador!

O momento da valsa é tradicional, quando o formando dança primeiro com o pai ou com a mãe, depois com a madrinha ou o padrinho e, por fim, com um convidado ou crush. Depois é hora de se jogar na pista! Mais do que fundamental é ter uma empresa de fotografia para registrar esses momentos.

via GIPHY

Culto Ecumênico

O culto é a celebração religiosa da formatura. Normalmente estão presentes representantes das duas principais religiões brasileiras, ou seja, um padre e um pastor. O ideal é que o evento ocorra em uma igreja ou no próprio auditório da faculdade. Além disso, é comum que haja um roteiro concedendo o mesmo tempo para a celebração do rito de fé de cada uma das religiões.

A organização do culto ecumênico também é parte do trabalho da comissão de formatura. Para esse evento, normalmente são convidados somente os familiares mais próximos.

via GIPHY

Quais erros devem ser evitados na organização de formatura?

Tudo o que não pode acontecer durante a cerimônia de colação de grau, culto ecumênico e o baile de formatura é algo sair errado. Por isso, fique atento aos problemas que podem e devem ser evitados. Veja cada um deles a seguir.

1. A comissão de formatura pode estragar tudo

via GIPHY

A escolha dos representantes da comissão de formatura é um dos principais fatores que garantirá o sucesso do evento. É fundamental que sejam escolhidos alunos comprometidos e responsáveis para que se tenha a certeza de que tudo dará certo.

Nem sempre os mais populares terão pulso para ir até o fim com a organização de formatura e uma escolha errada pode gerar conflitos e até impedir a realização da festa.

2. A falta de planejamento coloca tudo a perder

via GIPHY

A escolha da comissão é tão importante porque ela será a responsável pelo planejamento de tudo, inclusive pela pesquisa e indicação das empresas que deverão ser votadas para a realização do evento.

Uma vez feita essa escolha pelos formandos, é de inteira responsabilidade da comissão cobrar da empresa que tudo o que foi planejado seja executado. Além disso, ela também deve garantir a quantidade de adesões necessárias para que o evento se torne viável financeiramente.

3. O barato sai caro

via GIPHY

Um evento que reunirá dezenas de pessoas em um ambiente fechado requer uma série de cuidados, que envolvem a segurança e a saúde dos convidados, além de outros detalhes importantes como o fornecimento de energia necessário para todos os equipamentos que serão usados.

Escolher a empresa mais barata nem sempre significa um bom negócio. Por isso, antes de fechar um acordo, verifique se todas as exigências estão cobertas pelo contrato com a empresa.

Afinal, você não quer que algum convidado que se machucou durante a festa não receba o atendimento adequado, ou ainda, que a festa acabe porque o gerador do local não aguentou o consumo de energia, certo?

4. O fundo de reserva faz falta

via GIPHY

Quando se planeja a festa, o evento é projetado para uma determinada quantidade de formandos. O problema é que nem sempre todos eles aderem ou pode ser que alguns desistam no meio do caminho, causando um rombo no orçamento do evento e é aí que o fundo de reserva faz falta. Por isso, não deixe ele de fora do seu planejamento.

5. A quantidade de convidados faz diferença

Para que não falte nada durante a festa, por exemplo, comida ou bebida no baile ou assentos na cerimônia de colação, é fundamental que a quantidade de convidados seja bem calculada e levada em consideração.

Por isso, estipule um número máximo de convidados para cada formando e evite uma superlotação do seu evento, o que poderia causar sérios inconvenientes.

Como você viu, a organização de formatura não é como organizar uma festinha de final de semana. Na verdade, ela pode ser muito mais complexa do que se imagina. Então, vale a pena reforçar a importância de escolher uma comissão de formatura bem estruturada, além de empresas competentes, o que inclui a que fará a fotografia de todos esses momentos.

Agora que você já sabe como fazer a melhor organização de formatura, para receber mais dicas como essas, siga-nos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no Linkedin!

via GIPHY

Comments

comments

No Comments

Post A Comment